Seguro RETA para drones

É mais um dos documentos exigidos pela RBAC-E 94 da ANAC que devem estar disponíveis durante os voos comerciais.

O item E94.19 da RBAC-E 94 lista todos os documentos que são de porte obrigatório e que devem estar disponíveis a todo instante durante as operações comerciais com drones, e entre elas está relacionada a apólice de seguro. No caso de aeronaves, o nome deste seguro é de “Responsabilidades do Explorador ou Transportador Aéreo”, mais conhecido como Seguro RETA.

O que cobre o RETA?

A objetivo do seguro RETA é o de garantir que possam ser cobertos eventuais danos pessoais e/ou materiais causados a terceiros em solo, como pessoas, bens móveis e imóveis, animais e afins, assim como a outras aeronaves, que sejam provocados pelo abalroamento ou colisão do seu drone.

A contratação do seguro é anual e individual para cada equipamento, ou seja: se sua empresa tem mais do que um equipamento, deve contratar o seguro para cada drone.

O valor da contratação é o mesmo para qualquer drone Classe 3, que vai de 250g a 25kg, e a cobertura para os danos causados a terceiros também é padrão no valor de R$518.200,00.

É bom deixar claro que esta cobertura não cobre os danos ao seu equipamento – cobre apenas os danos a terceiros. Se a sua intenção é proteger o seu drone deve contratar o seguro de Casco, que é à parte e não obrigatório.

Contratando o seguro RETA

Algumas seguradoras tem na sua carteira de produtos o seguro RETA, como a MAPFRE, XL Caitlin, Tokio Marine, Pottencial e algumas outras, mas o caminho mais simples é procurar uma corretora de seguros, onde a Aeroconsult é a corretora especializada em seguros aeronáuticos e referencia para a contratação do seguro RETA. E nós temos a satisfação de ser o seu representante oficial para o Norte e Nordeste!

Faça a sua cotação!

Para contratar o seguro RETA você precisa ter em mãos o número do certificado de cadastro do drone na ANAC (Certificado SISANT), o código da homologação do drone junto à ANATEL e alguns outros dados pessoais e da empresa responsável pelo equipamento. A Aeroconsult tem um formulário muito simples e prático para você contratar o seu seguro RETA, basta clicar neste link e preencher o formulário!

Aproveite a nossa parceria e use o código de desconto #CGDRONECLUBE para contratar o seu seguro por apenas R$485,66, um super desconto de 35%!

Se você encontrar qualquer dificuldade, entre em contato que teremos prazer em te ajudar!

Mas fique atento!
  • Como comentamos, a cobertura é destinada exclusivamente para danos a terceiros;
  • Danos causados em operação fora dos padrões definidos pela regulamentação não terão a sua cobertura assegurada;
  • Ocorrências em voos realizados em alturas além dos níveis permitidos, ou em locais não autorizados, ou sem respeitar as distâncias mínimas de terceiros conforme definidos na regulamentação vigente não terão a sua cobertura assegurada;
  • Ocorrências onde o operador não está declarado na apólice, ou sendo menor de 18 anos não terão a sua cobertura assegurada;
  • Lucros cessantes e perdas emergentes de qualquer natureza não tem a sua cobertura incluídas no seguro RETA;
  • Equipamentos ou cargas externas acoplados ao drone que não estejam contratados na apólice não terão a sua cobertura assegurada;
E Seguro RETA para drones Recreativos?

A contratação do seguro RETA é obrigatório apenas para drones de uso Não Recreativo (uso comercial ou profissional). No entanto, pode ser contratado para os drones de uso Recreativo, se o proprietário preferir – algumas pessoas que utilizam os seus drones apenas como hobby tem contratado o seguro RETA para ficaram mais tranquilos durante os seus voos, para o caso de ocorrer alguma situação com seu equipamento que provoque dano a terceiros.

Links:

Assine o CG Drone Blog!

Cadastre seu endereço de e-mail e receba as notificações de novas publicações!

CG Drone no Insta